Para as famílias que estão em isolamento é fundamental a organização de uma rotina diária que responda às necessidades de todos e que equilibre momentos de trabalho e lazer, de interacção e autonomia e garanta tempo para si próprio.
Os Pais que têm disponibilidade para estar com os filhos todo o dia têm de aceitar que vai ser exigente (para todos!), e que será necessária uma dose reforçada de paciência, compreensão e criatividade para gerir o dia-a-dia em isolamento.
Os Pais que estão em teletrabalho, têm ainda de aceitar que não conseguirão trabalhar o número de horas que trabalhariam numa situação normal e que a sua produtividade será menor (identifiquem prioridades e foquem-se nelas). A chave estará na forma como organizarem os momentos do dia.
Nesta fase, o mais importante é reforçar os comportamentos de tolerância e amor. As crianças têm menos capacidade e estratégias para lidar com esta situação. Cabe aos Pais criar condições para, na medida do possível, manter a normalidade e actividades diárias estruturantes, diversificadas e estimulantes.
Brincar com as crianças nem sempre é fácil e simples. No entanto, é uma das interacções mais positivas que podemos ter com elas, ajudando a reduzir ansiedade, agitação ou “birras” e, inclusivamente, utilizando o jogo para validar emoções / sentimentos.
Sugere-se a seguinte possibilidade de organização de um plano semanal familiar, o qual deve ser sempre adaptado às características e realidade específica de cada família. E ainda um conjunto de actividades que respondem às diferentes necessidades de desenvolvimento das crianças e que podem servir de inspiração às famílias.